Novembro é o mês do Clube Ajuricaba

Novembro foi marcado por muitas atividades do Clube Ajuricaba na defesa da liberdade. Confira as principais atividades do CAJU durante o mês.

Aniversário do Clube Ajuricaba

14956605_1235409363197923_449217952851688686_n

No dia cinco de novembro, o Clube Ajuricaba comemorou o seu segundo aniversário.

Ao longo desses anos o Ajuricaba alcançou muitas conquistas. Segundo o presidente do clube, Victor Gonzales, “ir tão longe quanto já fomos é algo fantástico. Isso tudo só foi possível porque trabalhamos duro e acreditamos na liberdade como forma de transformar a vida das pessoas. Mas precisamos estar prontos para novas conquistas e é nisso que estamos trabalhando.”

O aniversário do CAJU – como o Clube Ajuricaba é carinhosamente chamado por seus membros – aconteceu na casa de Julio Lins, que agradeceu a presença de todos e celebrou o clube por suas conquistas individuais. “Foi aqui que iniciei minha vida política. Sou muito grato a todos aqueles que estiveram desde a fundação do clube na luta pela liberdade, quando o movimento liberal era pouco conhecido e as pessoas que acreditavam nas ideias da liberdade eram poucas e se encontravam espalhadas. Fico muito feliz em ver que estamos mudando o Brasil e nosso trabalho alcançou o mundo” – se referindo ao prêmio de grupo do ano da rede Students For Liberty.

Hora do Salto

15135859_356773584677207_3857480693110167985_n

Para desenvolver o empreendedorismo na capital do Amazonas, a CDL Jovem Manaus e o Clube Ajuricaba, realizaram no último dia 14 de novembro, a ‘Hora do Salto’. Uma feira de estágios que possibilitou aos mais de mil inscritos, oportunidades de se inserir no mercado de trabalho, além de palestras com empresários conceituados no Estado.

A ação ocorreu no Centro de Convivência do Setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Durante o dia, a ação consistiu na exposição das empresas através de stands que foram montados no hall do local, no período de 9h às 18h. Participaram da feira as empresas: 5F Icloud; Wizard – escola de idiomas; Fogás; Ambev; Magistral Bebidas; Primazia; Bacellar Associados Seguros e Sapato do Chefe.

À noite, deu-se início as atividades das palestras, que foram proferidas por grandes nomes do empresariado local. Dentre os palestrantes estiveram: Davis Benzecry, Marx Gabriel, Rodrigo Silva, Bernard Teixeira e Samuel Queiroz, que abordaram sobre as dificuldades que enfrentaram no início de seus empreendimentos e como superaram, em formato de case de sucesso.

Café Liberal

15179044_1259975130741346_508694905652325500_n

No dia 18 de novembro, ocorreu no café da Livraria Leitura o primeiro encontro do Café Liberal, uma inciativa de coordenadores locais do SFL Brasil para disseminar conhecimento liberal na sociedade manauara. O encontro superou nossas expectativas e atraiu jovens de diversas áreas, desde professores e acadêmicos, até alunos do ensino médio.

Na ocasião foram discutidos dois pontos analisando a perspectiva de quatro escolas ideológicas (marxista, keynesiana, austríaca e de Chicago), a primeira questão respondida foi: Qual a função e o tamanho adequado do governo? A segunda foi: O que gera crescimento econômico? O debate fluiu bastante e houve uma alta produção de conhecimento, principalmente para os jovens que ainda nao tinham tomado contato com as perspectivas liberais.

Um dos objetivos da iniciativa, além de produzir conhecimento liberal, é suprir a carência dessas que as escolas deixam ao ministrarem essas doutrinas de forma tão superficial.

I Encontro Nacional da Rede Liberdade

rede-liberdade-1024x448

O Clube Ajuricaba foi o único representante da região norte presente no encontro da Rede Liberdade, realizado entre os dias 26 e 27 de janeiro em São Paulo.

A Rede liberdade tem como missão melhorar a coordenação entre os institutos, iniciativas organizadas e estabelecidas, bem como grupos de estudo, de caráter liberal ou libertário, de forma descentralizada, com objetivo de potencializar a divulgação e o impacto efetivo, entre os formadores de opinião, de ideias e iniciativas que visem uma menor intervenção estatal na economia e na sociedade.

Agora o Clube Ajuricaba se voltará para atividades internas como o planejamento de 2017, treinamento de suas lideranças e confraternização de final de ano.